Direiro a arruaça

Shoppings fecham no Rio para evitar vandalismo e saques

Justiça opta pelo "direito" de invasão e os shoppings fecham as portas

acessibilidade:

Além do Shopping Leblon, que já havia avisado no sábado que não funcionaria neste domingo, 19, o Rio Design Leblon também não abriu as portas por conta do rolezinho marcado para ter início às 16h20 de hoje.

Uma das entradas do Rio Design, na Avenida Ataulfo de Paiva, no bairro da Zona Sul do Rio, foi completamente coberta com tapumes a fim de evitar atos de vandalismo. Um aviso informava aos clientes que as atividades serão retomadas apenas amanhã.

“Acabou o último lugar onde a gente tinha sossego”, disse uma mulher após ler o aviso, mas que não quis se identificar.

Até a noite deste sábado, 18, mais de nove mil pessoas haviam confirmado presença pelo Facebook no rolezinho marcado para ocorrer no Shopping Leblon, um dos mais luxuosos do Rio.

É grande a quantidade de policiais militares e guardas municipais ao longo de toda a Avenida Afrânio de Melo Franco, onde ficam o Shopping Leblon e o Rio Design. A segurança também está reforçada na Rua Aristides Espínola, onde fica a residência do governador Sérgio Cabral, e na Avenida Delfim Moreira, já que após a administração do Shopping Leblon obter, na última quinta-feira, 16, liminar na justiça para impedir o rolezinho em suas dependências, foi convocado um evento semelhante com a presença de black blocs, nas imediações da residência do governador.

O ?rolezinho? na porta do shopping do Leblon atraiu aproximadamente 50 manifestantes neste domingo (19). O evento foi marcado e organizado pelo Facebook e teve 9,1 mil confirmações. O shopping fechou as portas, mas ainda assim a entrada foi totalmente ocupada, até o momento, de forma pacífica.

Entre os participantes há travestis, garotos fantasiados de Coringa e Batman, e um grupo que dança ao som do funk carioca. Ao invés de apenas paquerar, como aconteceu no evento de São Paulo, no Rio os manifestantes incluíram na pauta a luta contra a discriminação social e racional, além de um pedido para boicotar a Copa do Mundo de 2014.

O shopping conseguiu uma liminar para fechar as portas durante o rolezinho para garantir a segurança de clientes e lojistas.

Reportar Erro