após barbárie

Senadores já estão no Maranhão para visitar Pedrinhas

acessibilidade:

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) inicia em instantes agenda em São Luís (MA) para tratar da situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde foram assassinados 60 detentos em 2013. O primeiro compromisso dos parlamentares é às 10h (11h no horário de Brasília), na sede da OAB local, para uma reunião com representantes da sociedade civil. A visita ao presídio está marcada para as 12h30 (13h30 em Brasília).

A agenda será encerrada no fim da tarde com um encontro com a Defensoria Pública do Estado. Antes disso, os parlamentares têm audiência com a governadora Roseana Sarney. Estão em São Luís a presidente da comissão, senadora Ana Rita (PT-ES), e os senadores João Capiberibe (PSB-AP), vice-presidente, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Humberto Costa (PT-PE), João Alberto Souza (PMDB-MA) e Lobão Filho (PMDB-MA).

Superlotada e dominada por facções criminosas, a Penitenciária de Pedrinhas expôs a crise no sistema carcerário maranhense e ganhou o noticiário internacional devido a sucessivos casos de violência entre os detentos. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, atualmente há 2.196 presos no local, que tem capacidade para 1.770 pessoas.

Agenda da visita da CDH ao Maranhão nesta segunda-feira (horário local):

10h – Reunião com a Sociedade Civil Organizada

12h30 – Complexo Penitenciário de Pedrinhas

14h30 – Audiência Ministério Público do Estado do Maranhão

16h – Audiência Tribunal de Justiça do Maranhão

17h – Audiência governador Roseana Sarney

18h30 – Audiência na Defensoria Pública do Maranhão

Reportar Erro