Máfia dos Anões

Preso ex-chefe da assessoria de orçamento do Senado

José Carlos Alves dos Santos foi acusado de corrupção passiva

acessibilidade:

jose carlosA Polícia Civil do Distrito Federal informou nesta quinta-feira (13) que, “após diligências e intenso trabalho investigativo”, prendeu nesta manhã o ex-chefe da assessoria de orçamento do Senado Federal, José Carlos Alves dos Santos. “A ação foi em cumprimento a mandado de prisão condenatória expedido pela Vara de Execuções Penais de Brasília”, informou em nota. Ele tem 71 anos e estava em sua casa, no Lago Norte, no momento da prisão. José Carlos foi denunciado pelo Ministério Público Federal de cometer o crime de corrupção passiva e foi condenado judicialmente a dez anos e um mês de reclusão. Segundo a polícia, José está na carceragem do DPE.

Integrante da quadrilha da “Máfia dos Anões”, o economista foi o delator de um esquema de propina que chocou o país em 1993. As suas revelações levaram o Congresso a abrir uma CPI para apurar o caso. Foram, ao todo, 18 acusados. Seis foram cassados, oito absolvidos e quatro preferiram renunciar para fugir da punição. Na época, o rastreamento de contas bancárias levou até a queda do presidente da Câmara, Ibsen Pinheiro (PMDB). O chefe do esquema, o deputado baiano João Alves de Almeida (morto em 2004), lavava o dinheiro desviado comprando cartões de loterias premiados.

Eram dois esquemas fraudulentos: no primeiro, parlamentares faziam emendas remetendo dinheiro para entidades filantrópicas ligadas a parentes e laranjas; no segundo faziam acertos com grandes empreiteiras para a inclusão de verbas orçamentárias para grandes obras, em troca de gordas comissões.

José Calos Alves dos Santos também foi acusado de assassinar a própria esposa, Ana Elizabeth Lofrano, que sempre ameaçava denunciar a máfia. Ele já passou dez anos na cadeia, onde tentou suicídio, mas acabou sendo salvo.

O bandido chegou a reunir um patrimônio de mais de dois milhões de dólares por conta do esquema e, quando assassinou a mulher, descobriu-se que ele frequentava orgias sadomasoquistas.

Reportar Erro