Manifestação

Polícia impede fotos de Lady Gaga na Esplanada

Fãs da cantora se manifestavam contra leis anti-gays da Rússia

acessibilidade:

Os fãs da cantora pop Lady Gaga realizaram um ato nesta quarta-feira (16), em frente ao Palácio do Itamaraty, contra as leis anti-gays que estão sendo aplicadas na Rússia. O evento, realizado pelo fã clube oficial da cantora Haus Of Little Monsters Brazil (HLMB), tinha como intuito realizar uma manifestação ?simbólica e pacífica?. ?Não admitiremos algazarras, vandalismos e manifestações desrespeitosas?, disseram os organizadores. Porém, os manifestantes não conseguiram nem abrir os cartazes de protesto, segundo eles, por conta de um ato de censura da Polícia Militar. ?Até as fotos da Lady Gaga foram tomadas indevidamente pelos policias na Esplanada?, reclama Clarice Gulyas, representante do HLMB. ?Isso é uma ditadura. Mas fizemos nosso ato mesmo assim?, completou.

Lady Gaga virou a musa dos ativistas gays brasileiros por defender direitos e interesses dos homossexuais. Protestos contra o ?comportamento homofóbico? do governo russo tem se espalhado por várias partes, onde ativistas se reúnem para boicotar até os Jogos Olímpicos de Sochi.

O texto da chamada lei anti-gays prevê que manifestações e propagandas homossexuais no país passam a ser encaradas como crime, sob a alegação de que a informação sobre a homossexualidade pode influenciar a orientação sexual de menores de idade. Desta forma, segundo os ativistas, músicas, programas de tv, entre outros, podem ser entendidos como propaganda homossexual ? o que acaba se enquadrando também como um modelo de censura.

No ano passado, a cantora norte-americana, Lady Gaga, discursou em favor dos homossexuais durante performance em Moscou, desafiando as autoridades russas.?Eu sou Lady Gaga, tenho 26 anos e sou de Manhattan, New York. Eu acredito que tanto homens quanto mulheres podem amar uns aos outros igualmente. Me detenha, Rússia. Podem me prender. Eu não me importo?, disse a cantora.

O grupo divulgou vídeo que comprovam a violência contra gays na Rússia. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=AZ_aSl3ktjg

Reportar Erro