OPERAÇÃO TERRA PROMETIDA

PF tenta prender irmãos do ministro da Agricultura

Odair e Milton Geller estão envolvidos com venda ilegal de áreas de reforma agrária no Mato Grosso

acessibilidade:

Entre os 52 mandados de prisão preventiva da Operação Terra Prometida, que investiga a venda ilegal de lotes distribuídos por meio da reforma agrária no Estado de Mato Grosso, estão dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller. São eles Odair e Milton Geller. A Polícia Federal ainda não prendeu os irmãos.

De acordo com a Polícia Federal, também foram emitidos pela Justiça Federal 146 mandados de busca e apreensão e 29 de medidas proibitivas, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde.

Estima-se que mil lotes da União estejam em situação ilegal. O prejuízo aos cofres públicos pode alcançar R$ 1 bilhão. 

Segundo investigação da PF, o esquema era composto por um grupo de fazendeiros, empresários e grupos do agronegócio, que compravam a baixo preço áreas destinadas à reforma agrária. Essas transações eram realizadas de forma coercitiva, com uso de força física e armas. A PF estima que 80 fazendeiros estejam envolvidos no esquema e teria ajuda de servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), integrantes de entidades de classe, servidores de Câmaras de Vereadores e de prefeituras.

Os responsáveis poderão responder pelos crimes de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, falsidade documental, estelionato e corrupção ativa e passiva. As penas podem chegar a até 12 anos de reclusão.

Reportar Erro