CPI finalizada

Oposição esquece de pedir providências contra espionagem

CPI da Petrobras acabou abafando resultados da CPI da Espionagem

acessibilidade:

A oposição tem feito um tremendo esforço para implantar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Congresso Nacional, tanto que esqueceram completamente de bater no relatório final de outra CPI polêmica: a da espionagem no Brasil, que acabou ficando esquecida, sem muitas cobranças para que o governo resolva o problema.

Na última quarta-feira (9), o senador Ricardo Ferraço, relator da CPI, informou que o documento aponta ?vulnerabilidade? e ?despreparo? do Brasil com relação a segurança cibernética, apesar de não ter apontado culpados pelas ações de espionagem. Instalada em setembro no Senado, a CPI da Espionagem surgiu após uma série de denúncias de que a inteligência dos Estados Unidos teria bisbilhotado e-mails, telefonemas e dados de autoridades e cidadãos brasileiros, até mesmo da presidenta Dilma Rousseff. ?É muito difícil materializar interceptação dessa natureza, mas está evidente que houve espionagem, os indícios são muito fortes”, contou Ferraço, dando garantias de que a comissão comprovou a espionagem irregular.

Para o senador,  é preciso que o Brasil se prepare para esse ?fenômeno da espionagem?, sem considerá-lo ?normal?, como está sendo feito. “Os fatos tornados públicos por Edward Snowden e, ainda, os trabalhos desta CPI assinalam profunda vulnerabilidade do Estado brasileiro e de nossa população a ações de espionagem”, informa o relatório do senador, que recomenda mais investimentos públicos em ações de contrainteligência.

Reportar Erro