Holocausto

Liberação do campo de concentração nazista completa 70 anos

Cerca de 300 sobreviventes e dirigentes políticos estiveram reunidos em Auschwitz, no sul da Polônia, onde comemoraram

acessibilidade:

A liberação do campo de concentração nazista, que se transformou no símbolo doHolocausto, completa 70 anos nesta terça-feira (27/1). Cerca de 300 sobreviventes e dirigentes políticos de vários países estiveram reunidos em Auschwitz, no sul da Polônia, onde comemoraram.

O presidente polonês, Bronislaw Komorowski, declarou respeito e reconhecimento aos soldados soviéticos, que libertaram os sobreviventes. O aniversário marca também a jornada internacional em homenagem às vítimas do Holocausto. Os nazistas exterminaram cerca de 1,1 milhão de pessoas, que estavam nos campos de concentração em torno da cidade polonesa. 90% das vítimas eram judeus.

Durante a celebração, foi colocada uma coroa de flores próximo a uma antiga câmara de gás, onde judeus e minorias eram executados. Orações e iluminação de velas em memória às vítimas também marcaram a cerimônia. Esta deve ser a última grande comemoração, já que os sobreviventes estão em idade avançada. Há 10 anos, em outro evento comemorativo, compareceram cerca de 1,5 mil pessoas.

Estiveram presentes chefes de estado e veteranos de guerra ao lado dos Aliados. O Papa Francisco prestou homenagem às vítimas por meio de sua conta no Twitter: ?Auschwitz grita a dor dum sofrimento enorme e invoca um futuro de respeito, paz e encontro entre os povos?.

Reportar Erro