Fraude

Justiça bloqueia bens de irmão do senador Zezé Perrella

Família volta aos boletins policiais

acessibilidade:

O juiz mineiro Carlos Donizetti Ferreira, da 7ª Vara da Fazenda Pública, determinou o bloqueio de bens do empresário Alvimar de Oliveira Costa, irmão do senador Zezé Perrella (PDT-MG). A Styllus Alimentação Ltda, empresa de Costa, além de 14 pessoas e outras cinco firmas também sofreram com a determinação. A ordem é bloquear o valor de R$ 81 milhões.

A Justiça de Minas Gerais quer garantir a execução de uma possível condenação por suspeita de formação de cartel, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro no fornecimento de comida a presídios do Estado. O Ministério Público (MP) acusa os envolvidos de fraudar licitações promovidas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) entre os anos de 2009 a 2012.

Segundo o MP, a empresa do irmão de Perrella é a principal fornecedora do suposto esquema. Trecho da denúncia afirma que os sócios e um advogado ?obtinham a colaboração de outras empresas, que também tiveram bens bloqueados, para suprimir a possibilidade de competição em licitações”. Um dos envolvidos era responsável por “inscrever, representar e ofertar lances para as outras empresas, escolhendo aquelas que seriam vencedoras nas licitações. Era dada preferência à Stillus nos contratos mais vantajosos”.

A Procuradoria afirma que servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social e até um diretor do presídio de Três Corações (300 km de Belo Horizonte) participavam da fraude. “Como vantagens, eram oferecidos aos réus ingressos para jogos, brindes, presentes e convites para acompanhamento de delegação de time de futebol”.

O advogado Antônio Velloso Neto, defensor de Alvimar e outros dois afetados pelo bloqueio, afirmou que o juiz se mostrou arbitrário. ?Essa medida cautelar não é necessária. Os bens deles estão aí e sempre estiverem disponíveis. Agora, antecipar o julgamento e antecipar uma condenação é muito arbitrário”.

Reportar Erro