Corrupção

Justiça aceita denúncia contra doleiro por mandar quase meio bilhão ao exterior

Doleiro mandou meio bilhão de dólares para o exterior em apenas 2 anos

acessibilidade:

A Justiça Federal do Paraná aceitou a denúncia do Ministério Públifco Federal contra o doleiro Alberto Yousseff, sócio do deputado André Vargas (PT-PR) preso na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Yousseff é acusado de “exportar” ilegalmente US$ 445,6 milhões, de origem duvidosa, para bancos e paraísos fiscais no exterior. As transferências foram feitas entre julho de 2011 e março de 2013.

Segundo a denúncia à Justiça, as remessas eram feitas por meio de contratos fraudulentos de importações. Há outros réus no processo, como Leonardo Meirelles, sócio de Yousseff no Laboratório Labogen, cujos interesses foram defendidos pelo deputado André Vargas junto ao então ministro da Saúde Alexandre Padilha. Durante essa negociação, Vargas e Yousseff trocaram mensagens em que o doleiro garante ao deputado do PT que ambos teriam o futuro “garantido”, a partir desse contrato.

As investigações indicaram que o esquema do doleiro Yousseff “exportou” mais de US$ 37 milhões utilizando contratos simulados de  importação com a empresa Labogen. Meirelles também está entre os presos da Operação Lava-Jato.

Reportar Erro