Reforma 'camarada'

Governo tira promoção comercial do Itamaraty

Governo vai desativar departamento do Itamaraty e dar os cargos ao MDIC

acessibilidade:

O governo desistiu de ?aparelhar? o Ministério das Relações Exteriores, revogando a regra que tornou privativos de diplomatas cargos de chefia e assessoramento, mas prepara outro duro golpe contra o Itamaraty: a extinção do conceituado Departamento de Promoção Comercial (DPR). Pior: transferindo as atribuições para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ocupando os cargos com apadrinhados.

A jogada do governo, que nega verbas a postos brasileiros no exterior, inclui a criação de cargos de ?adidos comerciais? nas embaixadas.

Os ?adidos comerciais? nas embaixadas, no nível de conselheiros, devem ter salários de US$ 10 mil, mais auxílio-residência de US$ 3 mil.

A troca do Departamento de Promoção Comercial atende ao apetite por cargos do PTB, do futuro ministro, mas a prioridade da sinecura é o PT.

O projeto que retira a área de Promoção Comercial do Itamaraty recebe o status de ?secreto? na Casa Civil, que trabalha em seu detalhamento. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Reportar Erro