Pesquisa Ibobe

Rollemberg sobe para 32%, Frejat para 24% e Agnelo fica em 19%

DF: candidato do PSB, Rollemberg aumenta vantagem sobre adversários

acessibilidade:

Brasília – Nova pesquisa Ibope/TV Globo divulgada nesta terça-feira, 30, pelo DFTV da Rede Globo mostra o candidato do PSB ao governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, como favorito na preferência do eleitorado, com 32% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 24 de setembro, Rollemberg tinha 31%. Em segundo lugar, o candidato do PR, Jofran Frejat (PR), atingiu 24%, contra 21% da pesquisa anterior e, em terceiro lugar, o atual governador e candidato à reeleição pelo PT, Agnelo Queiroz, manteve 19% das intenções de voto.

O candidato do PSDB, Luiz Pitiman seguiu com 3% da preferência, empatado com Toninho do PSOL, também com 3%; Perci Marrara (PCO) teve 0%. Entre os entrevistados, 9% responderam que pretendem votar em branco ou nulo e 10% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 30 de setembro de setembro.

O levantamento apurou ainda a preferência do eleitor num eventual segundo turno pelo governo do Distrito Federal. Numa disputa entre Rollemberg e Frejat, o candidato do PSB ganharia com 49% dos votos, contra 30% do oponente do PR. Contra Agnelo, Rollemberg venceria por 57% a 23% do petista.

O Ibope simulou um embate entre Frejat e Agnelo no segundo turno. O candidato do PR venceria por 48%, ante 28% do atual governador.

Rejeição

Com relação ao candidato em qual o eleitor não votaria de jeito nenhum, a pesquisa mostrou que o atual governador Agnelo Queiroz é o que tem maior rejeição, 49%. Em seguida, aparece Jofran Frejat, com 15%; Toninho do PSOL, com 12%; Luiz Pitiman, com 11%; ; Perci Marrara, com 10%; e Rollemberg, com 6%. O levantamento também aponta que 9% dos entrevistados poderiam votar em todos os candidatos e 15% não sabem ou não responderam.

A pesquisa está registrada com o número 00061/2014 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-0904/2014. Foram ouvidos 1.806 eleitores. (Nivaldo Souza/Agência Estado)

Reportar Erro