Neste fim de semana

Futuro Campeão seleciona esportistas para representar o DF no futebol

Neste fim de semana, serão selecionados 30 atletas do sexo masculino nascidos entre 2003 e 2007

acessibilidade:
As seletivas do Futuro Campeão são feitas em cada unidade do COP Fotos: Gustavo Roquete/Capital CF

 

Mais do que levar a prática de esporte e lazer ao dia a dia da população, os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) do Distrito Federal investem na formação de atletas de alto rendimento por meio do programa Futuro Campeão.

A iniciativa consiste na seleção de atletas para participarem de treinos intensos – em média, cinco vezes por semana –, com direito a uniforme, transporte, alimentação e material esportivo cedido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Só neste ano, o governo disponibilizou R$ 700 mil ao programa, que teve 232 vagas para participantes.

“A iniciativa combina o nosso trabalho na área social com o esporte de rendimento, transformando a vida desses jovens que moram nas regiões administrativas do DF e que têm, nos centros olímpicos e paralímpicos, o primeiro contato com as responsabilidades de uma vida de atleta, com mais disciplina, superação e foco. São aprendizados que eles levarão para a vida”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

“Serão garotos que vão treinar no centro olímpico para disputar o campeonato candango. Mas a ideia é que eles se tornem, num futuro próximo, profissionais do esporte mesmo”
Godofredo Gonçalves, presidente do Instituto Axiomas

Neste fim de semana (10 e 11), a partir das 8h30, o COP São Sebastião será palco de mais uma seleção do Futuro Campeão. Serão selecionados 30 atletas do sexo masculino nascidos de 2003 a 2007 para treinar futebol e representar o centro no Campeonato Candango Juniores, a ser realizado em maio.

Até terça-feira, a “peneira” já contava com 184 inscritos. As inscrições seguem até esta sexta-feira (9) e podem ser feitas pelo site do Instituto Axiomas ou no próprio COP São Sebastião.

Seleção da equipe

“Estamos montando a equipe de futebol de alto rendimento do COP São Sebastião. Serão garotos que vão treinar no centro olímpico para disputar o campeonato candango. Mas a ideia é que eles se tornem, num futuro próximo, profissionais do esporte mesmo”, explica o presidente do Instituto Axiomas, Godofredo Gonçalves. A organização da sociedade civil (OSC) é responsável pela organização das atividades em três COPs: São Sebastião, Samambaia e Riacho Fundo.

Os 30 jovens selecionados farão treinos específicos cinco vezes por semana no COP São Sebastião. Só neste ano, o Instituto Axiomas fez outras duas seleções do Futuro Campeão para escolher atletas de alto rendimento. Foram selecionados 60 participantes para natação e tênis, sendo 30 para cada modalidade.

“É um investimento primordial e fundamental. Primeiro, porque o jovem que está praticando esporte não está vulnerável às drogas. O esporte dá muita disciplina, noção de educação e crescimento. É a oportunidade de [os atletas] se tornarem profissionais e bons cidadãos”, acrescenta Gonçalves.

As seletivas do Futuro Campeão são feitas em cada unidade do COP, com organização da sociedade civil responsável.(Agência Brasília)

Reportar Erro