Burro na sombra

Vital do Rêgo é nomeado para cargo de ministro do TCU

Governista Vital do Rêgo, 'pizzaiolo' da CPI da Petrobras, agora é do TCU

acessibilidade:

Foi publicada no Diário da União desta sexta-feira (19) a nomeação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), substituindo José Jorge que se aposentou no fim de novembro. O ato é assinado pela presidenta Dilma Rousseff.

A votação da Câmara dos Deputados teve 313 votos a favor e 8 contra, resultado que confirmou a indicação do senador para a vaga no TCU. No Senado, em votação secreta, Vital recebeu o apoio de 63 dos 81 senadores.

Rêgo comandou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e foi relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015. Além de ter presidido as duas CPIs da Petrobras do Congresso Nacional.

Agora, a experiência das CPIs vai ser útil no Tribunal, porque Vital vai herdar todos os processos que envolvem a Petrobras e estavam sendo conduzidos por José Jorge. Entre eles, o que trata da polêmica compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Apesar de ser considerado um fiel aliado do governo, o senador afirmou que vai ser isento ao julgar todos os processos.

Reportar Erro