Talvez seja tarde demais

Situação e oposição se unem contra Escócia independente

Premier e vice britânicos assinam acordo com oposição para dar mais poderes aos Parlamento escocês e evitar independência

acessibilidade:

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, seu vice, Nick Clegg, e o líder da oposição, Ed Miliband, assinaram documento ?The Vow? que atribui novos poderes ao parlamento escocês. A atitude mostra a aflição dos políticos britânicos com a iminente independência da Escócia. O plebiscito está marcado para a próxima quinta (18) e as pesquisas mais recentes mostram que o voto ?Sim? pela independência leva pequena vantagem.

Em uma segunda parte, ?The Vow? afirma que ?o Reino Unido existe para garantir oportunidades e segurança para todos por meio da divisão igualitária dos recursos?, mas a campanha pelo ?Sim? tem dito que a única forma de garantir mais poderes e liberdade é a independência.

A terceira e última parte traz uma espécie de ameaça sobre o Sistema Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês). O documento afirma que a palavra final sobre o financiamento do NHS recairá sobre o governo escocês e sua capacidade de arrecadação, pois a fórmula de Barnett continuará sendo utilizada. A fórmula de Barnett determina como é feita a distribuição dos recursos públicos pelo Reino Unido.

Reportar Erro