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Ministério da Justiça cria site para auxiliar consumidores

Um serviço público para solução de conflitos

acessibilidade:

site consumidor legal

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) finalizou nessa terça-feira (12) a segunda etapa do site www.consumidor.gov.br que funciona como um serviço de apoio ao consumidor para solução de conflitos via internet, disponível para os estados: AC, AL, AM, BA, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PR, PE, RO, RJ e SP. A partir do dia 1º de setembro estará disponível para todo o país.

Nesse site estão disponíveis informações sobre as empresas cadastradas, quantidade de reclamações, índice de resoluções, prazo médio de resposta e a satisfação do consumidor com o atendimento. Dessa forma é possível analisar o comportamento da empresa, antes de registrar a queixa.

?Por ser um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo é muito importante que toda a sociedade acompanhe o comportamento do mercado?, afirma a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

Já são 127 empresas cadastradas e outras 52 em fase de cadastramento.  Cerca de 19 mil consumidores cadastrados e mais de 9 mil reclamações registradas.

?Um dos principais objetivos do consumidor.gov é aproximar o consumidor dos fornecedores para solução de problemas. Para isso, criamos um espaço público de conciliação, para que as empresas valorizem muito essa oportunidade e contribuam para a diminuição de litígios judiciais e nos Procons?, completa a secretária.

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