Petrolão

Petrobras reforça pedido de acesso à delação de Costa

Estatal quer saber os funcionários e companhias citados por ex-diretor

acessibilidade:

A Petrobrás voltou a solicitar nesta quinta-feira, 18, acesso à delação premiada feita pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa ao Ministério Público Federal. No pedido, a estatal afirma que quer apenas acesso aos trechos do depoimento relativos aos funcionários ou ex-funcionários da empresa e às empresas ?com quem mantém (ou manteve) relações comerciais?, para apurar eventuais irregularidades.

?O seu objetivo, com a obtenção dessas informações, é promover procedimentos internos para apurar responsabilidades de empregados do passado e do presente, bem como verificar a lisura das empresas por ela contratadas e procedimentos de contratação?, afirma o documento encaminhado à Justiça Federal do Paraná.

O pedido ocorre nove dias após a primeira solicitação feita pela estatal, em resposta a uma manifestação do Ministério Público Federal que considerou que o pedido deveria ser feito ao Supremo Tribunal Federal, responsável pela parte da delação premiada que citam os parlamentares e governadores que têm foro privilegiado.

Apesar disso, a estatal reafirma em sua solicitação que pretende ter acesso apenas aos trechos envolvendo funcionários da empresa e que, por isso, reforçou seu pedido à Justiça Federal do Paraná.

Na quarta, Paulo Roberto Costa ficou em silêncio em seu depoimento na CPI mista da Petrobrás no Congresso. Na delação, conforme revelou a imprensa, foram citados nomes de mais de 30 políticos, como o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que faleceu no mês passado. A comissão queria que ele falasse sobre o tema, mas não obteve sucesso. Se desse algum detalhe de seu depoimento ao MPF, Costa poderia perder os benefícios da delação premiada, como a diminuição da pena.

Os políticos estariam envolvidos em um esquema de pagamento de propinas em contratos da estatal. (Mateus Coutinho e Fausto Macedo/AE)

Reportar Erro