Ex-colônia britânica

Nova Zelândia terá plebiscito para modificar bandeira

Plebiscito na Nova Zelândia vai escolher novo formato e disputar com atual

acessibilidade:

Enquanto o Brasil se vê dividido entre eleitores petistas e tucanos, e a presidenta, reeleita, Dilma Rousseff bate na tecla da reforma política por meio da realização de um plebiscito rechaçado pelo Legislativo, do outro lado do mundo há outro país rachado que precisará de uma consulta popular, a Nova Zelândia.

A disputa por lá, entretanto, é para modificar a bandeira, pois a atual ainda remete ao antigo império britânico. O premier neozelandês, John Key, já declarou a sua preferência por um modelo todo preto com uma folha de samambaia prateada, que é o símbolo nacional utilizado pela seleção de rugby em sua flâmula (imagem abaixo).

A Nova Zelândia está dividida, pois parte da população vê a mudança como desrespeito aos antepassados. De qualquer forma, a escolha, no fim de 2015, entre os novos modelos propostos será confrontada, em uma segunda etapa (2016), com a bandeira atual para definir se a Nova Zelândia continua com a Bandeira atual (abaixo), ou se efetiva a nova opção.

1200px-Kyle_Lockwood's_New_Zealand_Flag.svg

Desenho de Kyle Lockwood venceu concurso realizado por um jornal da capital Wellington em 2005 e pode ser uma das opções incluídas no plebiscito do ano que vem

Reportar Erro