metro3

00:00
"Não sei quem falou isso"
Mantega nega previsão de aumento dos combustíveis

Segundo o ministro, não há decisão a respeito do assunto

Publicado: 26 de agosto de 2013 às 17:07 - Atualizado às 17:08

O ministro Guido Mantega (Fazenda) negou nesta segunda-feira (26) que exista qualquer previsão de aumento dos combustíveis. “Não é certo que a Petrobras tenha aumento. Não sei quem falou isso”, disse. “Não há decisão nenhuma a esse respeito, portanto, não há aumento previsto”, completou.

Mantega disse ainda que a dona de casa pode ficar tranquila, pois a inflação está totalmente sob controle. “ Não permitiremos que haja grandes repasses [de preços] ou que haja contágio da questão cambial na inflação”, prometeu.

Já com relação ao dólar, ele garantiu que o responsável pela desvalorização do real tem sido o mercado e negou qualquer tipo de medida do governo para elevar o valor da moeda estrangeira. Porém, o ministro informou que, caso essa alta dure muito tempo, será preciso agir nas tarifas de importação. “Temos de ver primeiro a duração [da alta do dólar]. Pode durar um tempo curto e acabar. Se durar um tempo mais longo, veremos o que tem de ser feito. Por exemplo, redução de tarifa de importação de produtos, de modo a contrabalançar a elevação. Isso será feito”, afirmou.

Mais artigos sobre:

Notícias relacionadas
Só no fim de 2015
Para reduzir poluição atmosférica, China muda combustíveis
Formação de cartel
ANP vai vigiar alta no preço do combustível em Salvador
Com Mantega fora
Dilma evita comentar perspectiva ruim da Moody’s para o Brasil
Ninguém leva a sério
Previsões de Mantega: PIB vai crescer 3% no ano que vem