metro3

00:00
"Não sei quem falou isso"
Mantega nega previsão de aumento dos combustíveis

Segundo o ministro, não há decisão a respeito do assunto

Publicado: 26 de agosto de 2013 às 17:07 - Atualizado às 17:08

O ministro Guido Mantega (Fazenda) negou nesta segunda-feira (26) que exista qualquer previsão de aumento dos combustíveis. “Não é certo que a Petrobras tenha aumento. Não sei quem falou isso”, disse. “Não há decisão nenhuma a esse respeito, portanto, não há aumento previsto”, completou.

Mantega disse ainda que a dona de casa pode ficar tranquila, pois a inflação está totalmente sob controle. “ Não permitiremos que haja grandes repasses [de preços] ou que haja contágio da questão cambial na inflação”, prometeu.

Já com relação ao dólar, ele garantiu que o responsável pela desvalorização do real tem sido o mercado e negou qualquer tipo de medida do governo para elevar o valor da moeda estrangeira. Porém, o ministro informou que, caso essa alta dure muito tempo, será preciso agir nas tarifas de importação. “Temos de ver primeiro a duração [da alta do dólar]. Pode durar um tempo curto e acabar. Se durar um tempo mais longo, veremos o que tem de ser feito. Por exemplo, redução de tarifa de importação de produtos, de modo a contrabalançar a elevação. Isso será feito”, afirmou.

Mais artigos sobre:

Notícias relacionadas
Com Mantega fora
Dilma evita comentar perspectiva ruim da Moody’s para o Brasil
Ninguém leva a sério
Previsões de Mantega: PIB vai crescer 3% no ano que vem
Combustíveis
Por que aumentar a gasolina? Barril subiu só 1,9% desde 2011
PIB ainda em queda
BC aponta nova baixa no crescimento da economia em 2014