Petrolão

Lula defende Graça Foster e critica 'vazamento seletivo'

Lula tira corpo fora e diz que destino de Graça Foster é problema de Dilma

acessibilidade:

O ex-presidente Lula disse nesta quinta-feira, 17, que discorda da eventual demissão da presidente da Petrobras, Graça Foster. Na semana passada, a ex-gerente da estatal Venina Fonseca garantiu que Foster foi avisada, em 2009 e em 2012, dobre as irregularidades que estavam sendo cometidas na empresa.

Após cerimônia que celebrou os dez anos da realização da reforma do Judiciário, no Ministério da Justiça, em Brasília, Lula afirmou que o destino da presidente da Petrobras, Graça Foster, é “problema” que cabe à presidente Dilma Rousseff. “Eu não acho. […] É um problema da presidente Dilma, não meu. Eu não posso dar palpite”.

Em discurso no evento, diante do procurador geral da República, Rodrigo Janot, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowsky, e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Lula condenou o que chamou de “julgamento midiático” e de “vazamento seletivo” de denúncias, assim como fez à época do mensalão. Em referência velada à Operação Lava Jato, ele disse que “acima de paixões partidárias deve sempre prevalecer o direito de defesa”. Recentemente, Janot chegou a defender a substituição de toda a diretoria da Petrobras.

?Neste momento em que se realizam investigações capazes de conduzir ao expurgo de práticas ilícitas e corruptos e corruptores, há setores que se lançam ao vazamento seletivo de inquéritos com objetivos político-partidários?, declarou Lula.

Deflagrada pela Polícia Federal, a Lava Jato investiga um esquema de desvio de recursos da Petrobras e de pagamento de propina a partidos políticos, o Petrolão. As investigações atingiram aliados do Palácio do Planalto e têm desgastado o governo Dilma.

 

Reportar Erro