metro3

00:00
Maranhão
Janot recebe relatório para intervenção no presídio de Pedrinhas
Publicado: 30 de dezembro de 2013 às 18:15

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Comissão do Sistema Prisional, Alexandre Saliba, entregou, nesta segunda-feira, 30 de dezembro, ao procurador-geral da República em exercício, Eugênio Aragão, o relatório final sobre a inspeção realizada no Presídio de Pedrinhas, no Maranhão. A inspeção foi realizada no dia 20 de dezembro, depois da morte de cinco presos. O relatório vai integrar o processo que estuda um possível pedido de intervenção no sistema prisional do Maranhão.

Essa é a segunda inspeção do CNMP no presídio, que em outubro já havia detectado vários problemas em um primeiro relatório. Foram inspecionados três prédios do complexo, os mesmos já visitados há alguns meses: a Casa de Detenção Provisória, as Penitenciárias de Segurança Máxima I e II e a Central de Presos Provisórios. Somente no ano de 2013 já morreram 60 detentos em Pedrinhas. Além das mortes, há problemas como superlotação e a não separação de presos, entre outros.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu informações à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, a respeito das ações do estado no sistema prisional para reverter o quadro. O prazo para o envio das respostas termina no dia 6 de janeiro.

Notícias relacionadas
Fica como está
Escoceses rejeitam independência e Reino permanece Unido
Salvo em flagrante delito
Hoje é o último dia em que candidato pode ser preso
Maus lençóis
Ministério Público denuncia Renan por improbidade administrativa
Eleições 2014
Artigo de Sarney na Espanha avisa que Lula já não é ‘invencível’