Internacional

Israel diz que Brasil é 'irrelevante' na política

Governo brasileiro convocou embaixador para 'consultas'

acessibilidade:

 

A decisão do governo brasileiro de retirar seu embaixador de Tel Aviv, Henrique Sardinha Filho, foi criticada pelo Ministério do Exterior israelense hoje (24).

“Esse tipo de conduta mostra porque o Brasil, grande potência cultural e econômica, fica irrelevante na arena mundial. O ato revela um duplo comportamento do Brasil, que é parte do problema em vez de contribuir para uma solução”, disse o governo em nota.

Na noite de ontem (23), o Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota em que convoca o embaixador brasileiro “para consultas”. A decisão do Brasil foi baseada no fato de achar “inaceitável a escalada de violência entre Israel e Palestina”.

“Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças. O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes. Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema”, explica o texto.

Ainda ontem a ONU abriu uma investigação para verificar se os israelenses cometeram crimes contra a humanidade, ao atacar civis palestinos na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, classificou essa investigação de “piada”. (ANSA)

Reportar Erro