metro3

00:00
Empacado
Governo Dilma só aplicou 30% da verba para reforma agrária

Governo Dilma tem o pior resultado de redistribuição de terras desde 1985

Publicado: 2 de novembro de 2013 às 12:20

Apesar de toda a propaganda durante o período eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff só desembolsou R$ 806,5 milhões, de R$ 2,5 bilhões autorizados para 2013, com o programa orçamentário “Reforma Agrária e Ordenamento da Estrutura Fundiária”, o que corresponde apenas a 32% da dotação. A maioria das ações realizadas por meio do programa também ficou com execução abaixo do esperado, o que pode levar o ano de 2013 a ter o pior resultado de redistribuição de terras desde a redemocratização em 1985.

Para conter críticas de movimentos sem-terra, quilombolas, indígenas e ambientalistas, o governo anunciou o lançamento do Plano de Agroecologia e Produção Orgânica no último dia 23, em Brasília. Foi quando Dilma assinou os primeiros decretos de desapropriação.

Durante o evento, a presidente se comprometeu a editar, pelo menos, 100 decretos de desapropriação até o fim deste ano. Os processos somam área de aproximadamente 200 mil hectares, podendo beneficiar até 5.050 famílias. As fazendas que constam nos decretos ficam nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Tocantins, Sergipe e Goiás.

 

Notícias relacionadas
Calote confirmado
Dilma não assinou repasses autorizados antes das eleições
2º governo Dilma
Sem Mantega e com Nelson Barbosa: de mal a pior
Salários atrasados
Itamaraty não pagou os funcionários que estão no exterior
Corrupção
Vários sites têm petições pelo impeachment de Dilma, mas no Avaaz adesões já são 1,4 milhão