Proliferação

Governo confirma 79 casos de Febre Chikungunya

Mais de 40 novos casos são de transmissão interna da doença

acessibilidade:

Em apenas dez dias, o número de transmissão interna da Febre Chikungunya no Brasil subiu de dois para 41 casos. O Ministério da Saúde confirma que 79 pessoas foram diagnosticadas com a doença até o dia 27 de setembro. Deste total, 38 foram registrados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Dos 41 casos chamados de autóctones (transmitido dentro do mesmo território), oito foram registrados no município de Oiapoque (AP) e 33 no município de Feira de Santana (BA). No dia 16 de setembro, o governo confirmou os dois primeiros casos internos da Febre Chikungunya, de pai e filha, no Oiapoque.

Dos casos registrados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, 17 estão em São Paulo; quatro no Ceará. Três foram registrados no Rio de Janeiro, e Roraima. Casos também foram identificados em moradores do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão e Pará.

Originária da África, a Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue e transmitida pelos mesmos mosquitos. Apesar de ser mais dolorosa do que a dengue, ela é menos letal. Ela provoca severas dores nas articulações que podem perdurar até por anos após a fase aguda da infecção.

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d?água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Reportar Erro