Senado Federal

Gleisi diz que ‘Mais Médicos’ terá 14 mil profissionais até maio

Segundo ela, o programa atingirá o número de 14 mil médicos no próximo mês

acessibilidade:

gleisiA senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) destacou no plenário do Senado o programa Mais Médicos, do governo federal, que, de acordo com ela, no início do próximo mês atingirá o número de 14 mil profissionais atendendo à população mais pobre, principalmente no interior, mas também nas capitais e nos grandes centros. Para a senadora, o programa já é “bem-sucedido”.

Ela afirmou que o Brasil  sempre apresentou um grande déficit de profissionais de saúde, com 1,8 médicos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a Argentina tem 3,2 profissionais para cada 100 mil habitantes, o Uruguai, 3,7, Portugal, 3,9 e a Espanha, 4 médicos para 100 mil habitantes.

Segundo Gleisi Hoffmann, que como ministra chefe da Casa Civil participou da estruturação e da execução do programa, os primeiros chamados para os profissionais brasileiros não supriram a demanda. Ela disse que a solução encontrada foi o governo trazer imediatamente médicos de Cuba, Espanha e Portugal. E, ao mesmo tempo, investir para que o Brasil forme, até 2026, mais 600 mil profissionais.

Gleise Hoffmann disse que o Mais Médicos é o maior programa do mundo que oferece trabalhos de  profissionais da área de saúde à população.

– E isso está fazendo uma diferença enorme na vida das pessoas. Nós temos depoimentos emocionantes, pessoas que choram, que dizem que nunca achavam que iriam ter um atendimento médico de qualidade – declarou.

Reportar Erro