Guerra civil

Em crise, Síria anuncia eleições presidenciais para o dia 3 de junho

Anúncio foi feito horas depois de novo ataque a prédio próximo do Parlamento

acessibilidade:

O presidente do Parlamento da Síria, Mohammed Lahham, anunciou nesta segunda (21), em sessão transmitida pela televisão oficial, que o país realizará eleições presidenciais no dia próximo dia 3 de junho. O anúncio das novas eleições foi feito horas depois de dois morteiros atingirem prédio próximo ao Parlamento, matando cinco pessoas.

Os candidatos que pretendem concorrer já podem registrar sua candidatura a partir de 22 de abril. Apesar dos esforços de rebeldes contra o seu governo, o atual presidente, Bashar Assad, deverá tentar mais um mandato de sete anos. A guerra civil na Síria está em seu quarto ano e já vitimou 150 mil pessoas.

No último dia 17 de março, o Parlamento sírio aprovou a nova Lei Eleitoral, que permite pela primeira vez em décadas que vários candidatos se apresentem às eleições presidenciais. No entanto, como a lei estipula que os candidatos devem ter morado na Síria durante dez anos consecutivos ? a partir da data de registro da inscrição ? e não podem ter uma segunda nacionalidade, os opositores ficam impossibilitados de concorrer, tendo em vista que a maioria se encontra exilada.

Reportar Erro