Só elogios

Computadores da Presidência editaram Wikipédia em prol de Dilma e Padilha

Computadores do governoeditaram Wikipédia em prol de Dilma e Padilha

acessibilidade:

Onze computadores do governo federal foram usados para editar páginas da enciclopédia colaborativa Wikipédia em prol da presidenta Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT) e de Alexandre Padilha, candidato petista ao governo de São Paulo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A Wikipédia registra o IP dos computadores que fazem alteração no conteúdo da plataforma. O jornal cruzou os registros com os endereços de IP do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Presidência da República. Entre 2008 e 2014, onze computadores do governo federal foram usados para incluir elogios a petistas e excluir críticas.

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), adversário de Dilma Rousseff na eleição de 2010, foi uma das vítimas do ataque. O texto dizia que ?se eleito presidente, pretende, como uma de suas metas, acabar com todas as empresas estatais e sucatear todas as empresas públicas?, o que foi negado pelo tucano durante a campanha.

Outra grave edição do conteúdo se refere ao candidato petista ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. Um computador conectado a internet da Presidência foi usado para retirar trecho sobre suspeitas de corrupção na Funasa (Fundação Nacional da Saúde) quando Alexandre Padilha era diretor do órgão, e incluir elogio ao programa Mais Médicos.

“Com o sucesso do Mais Médicos Padilha se torna um dos pré-candidatos petistas à disputa pelo governo de São Paulo em 2014”, dizia o texto.

Em junho do mesmo ano, em meio a onda de protestos que varreu o país, endereço de IP do Serpro foi utilizado para alterar a página do Movimento Passe Livre (MPL) na enciclopédia. O texto colocado dizia que o MPL “se utiliza de protestos e, não raramente, depredação e violência para alavancar” reivindicações. Afirmava também que a tarifa zero, uma das bandeiras do grupo, ignora que “todo aumento de gasto público implica menos orçamento” para saúde e educação.

Reportar Erro