José Geraldo Riva

Candidato ao governo de MT é recordista como réu em ações na Justiça

Pretendente ao governo do Mato Grosso Riva, responde a 117 processos

acessibilidade:

O deputado estadual José Geraldo Riva (PSD-MT), que tenta se eleger governador do Mato Grosso, é o postulante com o maior número de processos entre todos os candidatos que disputam o cargo de governador no país. Sozinho, Riva responde a quase 36% das ações que correm contra candidatos em todo o Brasil. Considerando-se tribunais de Justiça, tribunais de Contas e tribunais Eleitorais, José Geraldo Riva é alvo de 117 processos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou a candidatura do governador, mas Riva recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e poderá fazer campanha até a decisão final. O candidato acredita que será inocentado pelo TSE. ?Tenho certeza de que vamos derrubar (a decisão) no julgamento técnico do Tribunal Superior Eleitoral”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo. “Nem faço questão de me eleger. O mais importante é mostrar que sou inocente?, completou.

Riva alega não estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa porque em suas condenações não está configurado que houve, cumulativamente, dolo, enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário. “Quem conhece minha história sabe que não tem nada a ver”, disse.

O candidato foi processado, entre outras irregularidades, por um escândalo de desvio de recursos ocorrido quando ocupava a presidência da Assembleia Legislativa do Mato Grosso. Riva e outro parlamentar, na época, foram acusados de movimentar, entre 1998 e 2001, R$ 65 milhões das contas da Assembleia, que foram parar em empresas de João Arcanjo Ribeiro, acusado de comandar uma organização criminosa com ramificações no Executivo e no Legislativo do Estado.

Reportar Erro