Morte de Eduardo Campos

Aeronáutica ainda não concluiu estudo sobre o acidente

Cenipa explicou que coleta de dados sobre queda do avião de Campos terminou, mas investigações sobre causas do acidente continuam

acessibilidade:

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda não concluiu as investigações sobre o acidente que tirou a vida do ex-candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, mas já afastou algumas hipóteses como colisão com veículos não tripulados ou pássaro e incêndio a bordo.

De acordo com a Aeronáutica, a fase de coleta de dados foi concluída e o chefe do Cenipa, brigadeiro do Ar Dilton José Schuck, disse que não houve nenhuma “conclusão factível” por enquanto. Para o tenente-coronel Raul de Souza, responsável pelas investigações, há evidências indicando que o avião não caiu de cabeça para baixo e o trem de pouso estava recolhido.

Outra informação importante divulgada pelo Cenipa é que piloto e co-piloto não tinham habilitação para pilotar o Cessna 560 XL+ e que fizeram um percurso diferente do previsto nas cartas de aproximação para o aeroporto. Souza confirmou, no entanto, que não é possível confirmar que o piloto tenha “pegado um atalho”.

Apesar de revelar a falta de habilitação do piloto e co-piloto e de afirmar que as turbinas da aeronave estavam funcionando perfeitamente, Souza ressaltou que ainda não se pode afirmar, tampouco descartar, que houve falha humanda no acidente que vitimou Eduardo Campos e outras seis pessoas morreram no dia 13 de agosto de 2014.

Reportar Erro