Publicidade
Agronegócio é a solução para o Brasil

O Agronegócio é a solução para o Brasil. Vejamos como os números são muito promissores. No 12º Levantamento da safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) traz uma expectativa recorde da safra de grãos 2016/2017 recorde de 238,7 milhões de toneladas, numa área plantada de 60,9 milhões de hectares.

Caso se confirme esse resultado, o crescimento da produção será de 27,9% e da área plantada 4,4% em relação ao período anterior. Serão 52,1 milhões de toneladas a mais, pois ano passado foram colhidas 186,6 milhões de t conforme a Conab.

A safra de soja -  maior cultura de grão do país - chegou a 114 milhões de t, batendo recorde de novo.

Enquanto a produção do milho primeira safra é de 30,46 milhões de t, com crescimento de 18,3% em relação à safra anterior. A colheita do milho segunda safra está em finalização, com estimativa de produção total de 67,25 milhões de t, também recorde. A colheita total de milho é de 97,7 milhões de t.

O clima nos ajudou, mas o maior mérito desse sucesso é a tecnologia aplicada pelos nossos produtores. Isso fez com que se alcançasse índices recordes no rendimento das lavouras. O crescimento da produtividade este ano foi de 22,6%; passamos de três mil e duzentos quilos na safra passada para 3.900 quilos por hectare para este ano.

Nosso Estado de São Paulo colhe este ano 9 milhões de t, o que representa um aumento de 19% em relação à safra anterior, de 7,6 milhões de t.

O primeiro lugar de produção é ocupado pelo Estado de Mato Grosso, com 62,0 milhões de toneladas; seguido pelo Paraná, que produzirá este ano 41,3 milhões de toneladas de grãos.  E em terceiro lugar, o Rio Grande do Sul, que produzirá 36,2 milhões de toneladas.

Enfim, são nossos produtores trabalhando para fazer o Brasil grande, para garantir nosso abastecimento interno com alimentos de qualidade e a preços acessíveis. E além disso, gerar excedentes exportáveis para manter a nossa balança comercial cada vez mais superavitária.

Na esteira de crescimento, vêm mais empregos e mais renda no campo e também na cidade. Das 10 ocupações profissionais com os melhores saldos de emprego no Brasil, a metade é do setor agropecuário como aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Empregados na cultura do café, no cultivo de árvores frutíferas, volantes na agricultura, tratoristas e trabalhadores agropecuários em geral tiveram um acréscimo de 103.409 vagas de trabalho formal desde o início deste ano.

Como se vê, é o rural brasileiro puxando o crescimento econômico com números positivos do agronegócio. Aliás, é o setor mais exitoso da nossa economia. É como se diz por aí: o agronegócio é, literalmente, a salvação da lavoura. Portanto, o agronegócio brasileiro é merecedor em todos os seus aspectos de todo o apoio do Congresso Nacional e do Poder Executivo.

Deputado Federal Nelson Marquezelli

Publicidade
TWITTER
@colunach

 
Busca
Redes sociais
@diariodopoder
© 1998 - 2017 - Todos os direitos reservados